quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Doar Medula Óssea

Ultimamente os apelos são mais que muitos e não poderia de deixar o meu...

Antes de mais é pena que só agora as pessoas tenham aberto os olhos para estas situações, mas mais vale tarde do nunca e todos os apelos para a doação de medula são de grande ajuda. Fico muito contente pela motivação dos portugueses! Basta pensar que se todos os portugueses fossem dadores seria muito mais fácil a cura de muitos portugueses (crianças e adultos) com doenças gravíssimas como leucemias e aplasias... Basta pensar que se fosse algum familiar nosso (espero que nunca ninguém tenha de passar por isso) também queríamos ter a ajuda o mais rápido possivel.

A desculpa do "não gosto de agulhas", do "não quero ser picado nas costas", "para doar tenho de fazer uma cirurgia" não é valida primeiro porque o processo de doação está já muito facilitado sendo apenas necessário a recolha de sangue da corrente sanguinea... Medo de agulhas muita gente tem e daí? Se é para ajudar todos aguentamos, o doente sofre muito mais que nós... É preciso passar a informação e desmitificar a doacção de medula.

Por isso aqui vai um video muito educativo, eu pessoalmente achei um máximo porque estes desenhos animados fazem parte da minha infância e são tão actuais como no antigamente. Segue também o link da Associação Portuguesa de Leucemia com a explicação sobre para que serve a doação, como funciona a doação e onde podem dar.

Em relação à inscrição de dadores aqui no Porto no Sábado poderão fazer a incrição entre as 10h e as 17h no Centro de Histocompatibilidade do Norte. 

http://www.youtube.com/watch?v=RM-ZBNi9yA0&feature=related

http://www.apcl.pt/PresentationLayer/ctexto_00.aspx?ctlocalid=36

E assim termino o meu apelo!

1 comentário:

  1. E eu vou ser mais um a integrar a base de dados, espero fazer a diferença um dia...nunca se sabe:) Beijinhos grandes, Rui

    ResponderEliminar